sexta-feira, 28 de março de 2014

Veja 5 dicas eficientes para economizar na sua próxima viagem

Com o advento da internet e a explosão de informações 'gratuitas', é muito comum termos dúvidas em relação a veracidade de qualquer assunto pesquisado nos sites de busca hoje em dia. No caso do setor de viagens, sejam elas de lazer ou a trabalho, isso também ocorre muito. Qual a melhor maneira de conseguir os melhores preços? Como escolher o hotel apropriado? Como conseguir ajuda concreta e confiável? Essas e outras dúvidas são respondidas através da nossa lista abaixo, que conta com 5 dicas muito importantes para que você tenha tranquilidade na hora de comprar uma viagem.


1 - COMPRE COM ANTECEDÊNCIA
Essa teoria antiga reflete muito bem a situação do mercado turístico. Os operadores, hotéis, companhias aéreas e fornecedores divulgam com bastante antecedência os seus tarifários, sendo possível conhecer quais são as datas que possuem as tarifas mais baixas. No caso das Cias aéreas, as tarifas sempre são liberadas com até 11 meses de antecedência. Para os hotéis e demais fornecedores a liberação dos tarifários se dá com antecedência de, pelo menos, 6 a 9 meses, e, em alguns casos, chegando até 1 ano. Se puder, evite períodos de alta procura, como Feriados, períodos de Feiras e Eventos e períodos de Férias. Essas datas costumam sofrer majoração de tarifas na ordem de 30 a 50% e são chamadas de Alta Temporada. Todo o período que não contempla essas datas é chamado de Baixa Temporada.

2 - PESQUISE BASTANTE, MAS NOS CANAIS SEGUROS
A Internet chegou para facilitar a vida de todos e usá-la de forma segura se tornou um problema para todos nós. Para pesquisar informações sobre viagens, há diversos blogs interessantes de pessoas que tiveram experiências como turistas e podem acrescentar bastante para quem ainda não sabe nada sobre o destino desejado. No entanto, temos a sensação de que tudo relacionado a promoções ou informações de viagens só é facilmente encontrado na internet,  mas o que muitos não sabem é que os operadores de viagem têm se reestruturado e se reinventado para poder manter-se competitivos. As operadores de viagens têm conseguido frequentemente bater os preços de sites especializados em vendas de passagens e/ou hospedagem e demais serviços e agregado valor aos serviços oferecidos. Uma preocupação que não costuma ser frequente para a compra de produtos turísticos hoje em dia é quanto ao suporte oferecido por empresas que operam apenas online. Sites como o 'Reclame Aqui' são bombardeados todos os dias com queixas de passageiros insatisfeitos com essas empresas. Então, pesquise muito antes de escolher a empresa que será responsável pelas sua viagem.

3 - CONSULTE AS AGÊNCIAS DE VIAGENS, NÃO CUSTA NADA
Por vezes considerada desnecessária ou 'artigo de luxo', hoje em dia as agência de viagens voltaram a desempenhar um papel muito importante na vida dos turistas. Mesmo depois de perder espaço para as compras diretas com hotéis e cias, as agências físicas sobreviveram e passaram a integrar um novo pacote de serviços para os clientes, criando mais valor e trazendo-os de volta. Há lugares, de fato, em que a informação em abundância acaba facilitando a compra dos serviços turísticos de forma online, no entanto, para destinos diferenciados como Cuba, Ilhas do Pacífico, África, Dubai, China, entre outros, as agências costumam prestar toda a assessoria necessária para uma viagem exótica. Do repasse de informações e dicas à trâmites de vistos, as agência têm incrementado sua consultoria e conseguido auxiliar os turistas em busca dessas viagens. Outro ponto importante refere-se às negociações de tarifas: as agências, junto com seus fornecedores, têm conseguido bater os preços de empresas que trabalham de forma exclusivamente online. O fato de ter um suporte ativo, um espaço físico para atendimento e um relacionamento sério e colaborativo, faz com os clientes tenham mais uma opção para adquirir suas viagens, até por que, quando surge algum imprevisto, as empresas que vendem diretamente online costumam não oferecer um atendimento minimamente razoável.

4 - VEJA AS RECOMENDAÇÕES DOS HOTÉIS
Tão importante quanto os blogs e agências de viagens no sentido de obter referências sobre hotéis e meios de hospedagem são os sites de análises especializados, como o Tripadvisor (www.tripadvisor.com.br), onde é possível ler a análise de milhares de usuários de hotéis em todo o mundo e verificar a sua classificação. Este site é muito útil para termos uma ideia dos serviços e da infra-estrutura do hotéis. Hotéis bem classificados, no geral, são confiáveis e são indícios de uma boa estadia. Também é bom ter cuidado com algumas análises pois, muitas vezes, hóspedes expõem suas opiniões negativas de acordo com fatos isolados (falta de um determinado item da marca de sua preferência no café da manhã, ou a não permissão para sair do quarto após o horário do check-out são alguns exemplos), prejudicando um pouco os índices. Com essa ajuda, você pode (re)considerar os hotéis que irá reservar e reduzir as chances do barato não sair caro.

5 - FIQUE ATENTO AS PROMOÇÕES
Em muitos períodos do ano, cias aéreas e hotéis costumam divulgar promoções para a Baixa Temporada. O que muitas pessoas não sabem é que várias promoções são divulgadas apenas para as agências e operadoras de viagens, que são responsáveis por repassar a informação ao público em geral. Seguir uma agência de viagens de confiança no Twitter, Facebook ou qualquer outra rede social pode gerar bons resultados e é uma ótima maneira de economizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário